Breadcrumb

Data 26-10-2020
Lançado concurso para instalação e concessão da exploração de 12 postos de carregamento ultrarrápido

A MOBI.E acaba de lançar um concurso público para a instalação e exploração de 12 postos de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos em municípios de norte a sul do país.  O projeto engloba um investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.

O concurso prevê duas fases: a instalação dos postos de carregamento ultrarrápidos e a sua exploração por um período de dez anos, com término a 31 de dezembro de 2031.

Os concorrentes poderão candidatar-se aos 12 lotes, correspondendo 1 lote por posto, mas apenas poderá ser atribuído um máximo de 3 lotes a cada um. O prazo para apresentação das propostas decorre até dia 20 de novembro de 2020, as quais deverão ser submetidas através da plataforma eletrónica ACinGOV. 

Em paralelo e até dia 6 de novembro, está também em curso um concurso público para a instalação de dez hubs de carregamento, constituídos por um posto de carregamento ultrarrápido, três postos de carregamento rápidos e cinco postos de carregamento normais, para os quais serão selecionadas no máximo até quatro empresas.

Luís Barroso, Presidente da MOBI.E afirma: “O conjunto destes projetos representa um salto qualitativo no reforço da capacidade de oferta da rede MOBI.E em todo o Continente, com um foco claro no aumento da potência de carregamento e na ampliação da rede com 102 novos postos de carregamento que serão depois explorados por Operadores de Pontos de Carregamento privados, permitindo desta forma, acelerar a progressão da mobilidade elétrica no nosso País.”
Estima-se, por isso, que até 31 de outubro de 2021 todo os postos de carregamento com uma potência mínima de 150 Kw estarão a funcionar em pleno.