Breadcrumb

Data 12-11-2021
MOBI.E lança concurso público para exploração de nove hubs de carregamento

A MOBI.E, S.A. acaba de lançar um concurso público internacional para a atribuição do direito de exploração de nove hubs de carregamento de veículos elétricos, que visa reforçar a infraestrutura nacional de acesso público em 81 postos de carregamento com diferentes potências.   

O projeto resulta de um investimento de 1,9 milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo. Os hubs integram um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento normal (22 kW) e um posto de transformação, localizados nas cidades de Almada, Braga, Coimbra, Leiria, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu. 

Neste procedimento, cuja exploração dos hubs será de dez anos, coube aos municípios disponibilizar e licenciar o espaço de instalação e à MOBI.E instalar os equipamentos e as respetivas ligações à rede elétrica. 

O prazo para apresentação das propostas é de 30 dias, até 10 de dezembro, através de submissão na plataforma de contratação pública acinGov (www.acingov.pt). 

O presidente da MOBI.E, Luís Barroso, sublinha a importância deste projeto para o “reforço da rede de carregamento nas principais cidades do país, quer em número de postos quer em potência, sendo um projeto piloto que irá colocar a oferta da rede Mobi.E num novo patamar”.

A rede Mobi.E é composta atualmente por mais de 2.000 postos de carregamento maioritariamente situados em espaços de acesso público. Trata-se de uma rede, cujo modelo se baseia na interoperabilidade e no caráter universal de utilização.