Migalhas de pão

Data 09-11-2020
MOBI.E apresenta novo posicionamento

Cinco anos depois de ter sido criada com o objetivo de repor em funcionamento a rede piloto de postos de carregamento e atuar como Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica, a MOBI.E apresenta hoje um novo posicionamento pensado para promover um mundo melhor e um futuro mais sustentável.

“Queremos ser o motor que dá vida ao Ciclo da Mobilidade e, com a nossa experiência e know-how, pretendemos dar vida a uma nova mobilidade, mais inovadora e contagiante. Queremos reforçar o nosso papel enquanto instrumento público do Estado para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e atuar no mercado regulado enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica” refere Luís Barroso, Presidente da MOBI.E.

Com estes pressupostos, a MOBI.E contribuirá para que se alcancem os objetivos definidos para a descarbonização no setor da mobilidade e transportes: o Roteiro para a Neutralidade Carbónica que define que o setor seja neutro em termos de emissões em 2050; e o Plano Nacional Energia e Clima 2030 que projeta como meta para o setor a redução de gases de efeito de estufa de 40% até 2030.
 “A época que vivemos convida a refletir e a MOBI.E também tem de acompanhar este clima de mudança. Nasce um novo posicionamento pensado para ajudar o desígnio de querermos um mundo melhor, um futuro mais sustentável, dando um contributo sólido para ajudar a alcançar os objetivos definidos para a descarbonização”, reforça o responsável. 

Desde o início da fase plena de mercado da mobilidade elétrica, a 1 de julho de 2020, a MOBI.E tem vindo a transferir gradualmente as competências para os agentes de mercado, numa altura em que a rede MOBI.E conta com a cobertura geográfica de 268 municípios com postos de carregamento e tem como objetivo alcançar a totalidade dos municípios até ao final deste ano.

Objetivos deste novo posicionamento
A MOBI.E, enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, é um agente ativo para a consolidação do que se acredita ser o melhor modelo de mobilidade elétrica para os utilizadores e procura torná-lo numa referência ao nível externo. A título de exemplo, outros países começam a constatar as mais-valias da solução portuguesa e a analisar a forma de a importar, como é o caso da cidade de Hamburgo, na Alemanha, da Turquia ou mesmo do Reino Unido.

Enquanto instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, a MOBI.E vai atuar em quatro domínios. A saber: Promover a mobilidade elétrica como uma solução de futuro; Concretizar as políticas públicas que o Governo defina para o desenvolvimento da mobilidade elétrica e a sua integração com outros modos; Contribuir ativamente para acelerar o processo de transição para a mobilidade elétrica; e Monitorizar o desenvolvimento da rede MOBI.E, propondo ajustamentos que se entendam necessários para melhorar a sua eficiência e contribuindo para a sua implementação.

Nova Assinatura
A mobilidade elétrica surge num clima de uma nova consciencialização ambiental em torno da transição para uma sociedade menos poluente, mais descarbonizada e mais saudável. E a MOBI.E tem um papel de sensibilização, disseminação do conhecimento, colaboração, ação e inspiração para o futuro da mobilidade. Neste sentido surge a criação de uma nova assinatura sob o mote Damos Vida ao Futuro. Tendo como ponto de partida a transformação da mobilidade, a nova assinatura assenta no movimento que dá vida ao futuro através de ligações que irradiam ondas de desenvolvimento e conhecimento, da transformação de energia em mais energia e numa vida mais sustentável. 

A imagem gráfica apresenta uma nova paleta de cor que surge mais inspiradora. As cores da natureza e da inovação fundem-se para dar uma nova vitalidade à marca. Assim, ao azul do céu é acrescentado o verde luminoso da clorofila que representa a energia vital dos pigmentos fotossintéticos. Na linha gráfica pretende transmitir a leveza do traço ao usar o branco com bastante predominância dando mais frescura e ritmo à marca. 

A marca passa agora a ter mais movimento que é transmitido através das formas animadas que abrem espaço para a criatividade, surpreendendo os utilizadores com um novo olhar sobre a mobilidade elétrica.  
            
MOBI.E em 2021        
Os objetivos para 2021 passam pela consolidação do modelo da mobilidade elétrica. Existe ainda um grande desconhecimento sobre esta tecnologia, como funciona, quanto custa, qual o seu contributo para a descarbonização.

“Para o próximo ano temos objetivos muito ambiciosos, além de concretizarmos investimento, vamos combater a desinformação e credibilizar o nosso modelo. Estamos a trabalhar num plano para dar a conhecer a MOBI.E e a rede Mobi.E, daí estarmos a apresentar este novo posicionamento e nova assinatura sob o mote Damos Vida ao Futuro. Estamos também a trabalhar nas redes sociais da MOBI.E e no desenvolvimento de um novo site, assim como num conjunto de ações que permite dar a conhecer a mobilidade elétrica e o funcionamento da rede Mobi.E”, refere Luís Barroso.