Migalhas de pão

Data 24-02-2022
Fabricante de carregadores Juice integrada na rede Mobi.E
Empresa suíça, líder no mercado em soluções de carregamento portáteis, concorreu com sucesso para que os seus dispositivos de carregamento fixos façam parte da rede de mobilidade elétrica

Mobilidade

Fabricante de carregadores Juice integrada na rede Mobi.E

Basta um único cartão para ter acesso a qualquer posto de carregamento: o que ainda é um sonho impossível na maioria dos países europeus é uma realidade em Portugal, onde tanto os Operadores de Pontos de Carregamento como os Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica e os fabricantes integram a rede Mobi.E. A maior vantagem para os utilizadores é que o cartão ou aplicação de carregamento do seu fornecedor de energia pode ser usado em toda a rede, sem restrições na qualidade do serviço. Para que isso aconteça, no entanto, são necessários postos de carregamento que possam ser perfeitamente integrados na rede.

Soluções universais focadas nas necessidades dos utilizadores 
As redes de mobilidade elétrica de muitos países são altamente segmentadas. O mais comum é que cada operador de postos de carregamento tenha a sua própria rede privada com soluções proprietárias. É por isso que não há incentivo para que os fabricantes de postos de carregamento desenvolvam dispositivos que possam ser facilmente integrados em qualquer sistema. Christoph Erni, CEO e fundador da Juice Technology AG, explica: “As soluções isoladas não contribuem em nada para fazer avançar a mobilidade elétrica. É realmente uma imposição quando os operadores das redes de carregamento forçam os utilizadores a ter com eles cinco ou dez cartões de carregamento diferentes apenas para pagar a eletricidade consumida para os seus veículos elétricos. Em vez disso, o que é realmente desejado são ofertas universais orientadas para o que os utilizadores realmente precisam. Em Portugal, a Mobi.E está a transformar com sucesso esta visão em realidade. Estamos encantados por participar neste projeto farol". 

Erni destaca o papel pioneiro da sua empresa de tecnologia: "A facilidade de utilização foi a força motriz por trás da fundação da Juice, e é um componente integral de todas as nossas soluções. Com postos de carregamento que foram, em 2019, os primeiros a permitir o pagamento com cartões de crédito ou Apple Pay e Google Pay e que podem ser ativados simplesmente por um leitor RFID ou protocolo Plug and Charge, temos estado muito à frente nestes desenvolvimentos. Afinal, o carregamento elétrico precisa de funcionar de um modo fácil e fiável - e é exatamente isso que Mobi.E promete, e por isso os nossos carregadores encaixam-se perfeitamente no seu conceito".

Nos testes, a unidade JUICE CHARGER me da Juice Technology passou com sucesso por uma série de provas de compatibilidade e integração, qualificando-se, assim, para a rede Mobi.E.

Um modelo exemplar para outros países europeus
O Plano Nacional Energia e Clima 2030 de Portugal estabelece que os sectores da mobilidade e dos transportes reduzam em 55% as emissões de gases com efeito de estufa. O conceito da MOBI.E ajudará a impulsionar o processo de transição para a mobilidade sustentável, permitindo que todos possam carregar os seus veículos elétricos em qualquer posto de carregamento da rede, independentemente do operador - quer sejam públicos ou privados.

Luís Barroso, CEO da MOBI.E, coloca as coisas desta forma: "A rede Mobi.E está agora a atingir o seu objetivo de cobrir todo o território português, e queremos, nos próximos anos, continuar a criar condições para manter uma elevada taxa de crescimento na nossa rede e aumentar o nível de integração com as redes estrangeiras. Para atingirmos este objetivo, é fundamental que a atividade da MOBI.E continue a despertar o interesse das empresas que querem desenvolver a sua atividade na área da mobilidade elétrica em Portugal, pelo que a entrada de empresas estrangeiras como a Juice dá-nos grandes expetativas em termos de crescimento e internacionalização da rede Mobi.E".

A rede Mobi.E tem mais de 2.485 postos de carregamento, três quartos dos quais são carregadores de CA, disponibilizando um total de 5.100 pontos de carregamento. Atualmente a rede tem 58.500 utilizadores. 

Factos e números num relance
JUICE CHARGER me: A wallbox (carregador de parede) é fornecida completamente pré-configurada e pronta para utilização (como um dispositivo plug-and-play). Uma vez conectado à tomada de carga, o posto de carregamento reconhece automaticamente todos os veículos com a capacidade de Plug-and-Charge, em conformidade com a norma ISO 15118, e começa a carregar imediatamente. Tem integrado um leitor de identificação por radiofrequência (RFID) para todos os veículos que ainda não suportam a norma ISO 15118. Cada unidade fornecida é equipada para a gestão dinâmica local dos carregamentos para até 250 postos de carregamento em operação master-slave. Também está disponível o sistema smartJUICE baseado na nuvem com uma capacidade de crescimento infinita para carregamentos omni-dinâmicos e gestão da carga. 

Está disponível uma versão equipada com um contador de eletricidade certificado de acordo com a Diretiva Europeia para Instrumentos de Medição (MID) para funcionamento com a gestão dos carregamentos e da carga.

Rede Mobi.E: A rede Mobi.E integra atualmente 27 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 73 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.

Sobre a Juice Technology
A Juice Technology AG, com sede na cidade de Bachenbülach (perto do aeroporto de Zurique, Suíça), é uma produtora globalmente ativa de soluções de carregamento para veículos elétricos. O abrangente portfólio de produtos da empresa, com estações de carregamento CA e CC que vão desde dispositivos portáveis leves até grandes carregadores rápidos, faz com que seja um dos poucos fornecedores de uma gama completa de produtos na indústria. A Juice tem dominado o mercado de estações de carregamento portáveis de 22-kW desde 2014. 

A orientação consistente e de ponta a ponta do software distingue decisivamente a Juice das outras soluções disponíveis no mercado. Todos os dispositivos Juice que têm a marcação "j+" são baseados no mesmo processador e firmware, fazendo com que sejam todos mutuamente compatíveis uns com os outros. Ao utilizar uma arquitetura de software uniforme e consistente, a Juice economiza muito tempo, esforços e custos. Soluções como a gestão de carga omni-dinâmica, o pagamento por cartão de crédito e o backend de interface aberta estão, assim, todas disponíveis para toda a gama de produtos.

O Grupo Juice tem uma presença mundial com as suas próprias empresas locais, subsidiárias e empresas parceiras. O grupo empresarial Juice inclui a Juice Services AG, Juice Telemetrics AG, a empresa alemã Juice Europe GmbH com sede em Munique, Juice UK and Ireland Ltd em Londres, Juice Nordics AB, baseada em Uppsala, Juice Iberia S.L. em Málaga, Juice France SAS em Paris, Zhejiang Juice Technology Co., Ltd em Hangzhou, China, e a Juice Americas Inc. no estado de Delaware nos EUA. O Grupo também conta com uma rede global de revendedores. No total, a empresa emprega hoje uma força de trabalho de mais de 200 pessoas ativas em investigação e desenvolvimento, produção, marketing, administração, compras, vendas e logística. 

Para saber mais sobre a empresa, os seus produtos e soluções, visite o site www.juice-world.com. Também nos pode seguir no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.

Sobre a MOBI.E
A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade elétrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, com Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME). A MOBI.E tem um papel de liderança e de facilitador no processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, agindo como um instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.