Migalhas de pão

Data 31-05-2021
Ministro do Ambiente inaugurou posto ultrarrápido em Castelo Branco
Instalação do posto foi adjudicada à Iberdrola que, no âmbito deste concurso, venceu também a instalação de mais dois PCUR em Beja e Bragança

Mobilidade | Municípios

Ministro do Ambiente inaugurou posto ultrarrápido em Castelo Branco

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, inaugurou, na sexta-feira, em Castelo Branco, o primeiro posto de carregamento ultrarrápido (PCUR) de veículos elétricos, instalado no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social do Governo. Durante a cerimónia, o governante revelou que “16% dos novos automóveis que são vendidos em Portugal já são veículos elétricos”, pelo que “a rede de abastecimento tem de crescer na sua dimensão, espalhar-se no território e ter cada vez mais carregadores que conseguem carregar os veículos no menor período de tempo”. 

"Já há carregadores para veículos elétricos em 286 municípios do país e a crescer muito depressa porque no dia 1 de janeiro só havia 240. Em pouco mais de quatro meses, chegamos aos 286. É, sem dúvida também, o celebrar da entrada no mercado pleno", disse.

O desenvolvimento do projeto que visa a instalação de 12 PCURs é da responsabilidade da MOBI.E num investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado pelo Fundo Ambiental. 




Por sua vez, o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, anunciou que “este projeto vem também reforçar a coesão territorial ao encurtar distâncias entre o interior o litoral também com a mobilidade elétrica, num momento em que a rede Mobi.E bate todos os recordes perspetivando-se que este mês de maio a utilização cresça 20% face ao último recorde obtido no passado mês de abril”. 

A cerimónia contou ainda com a presença da Country Manager da Iberdrola, Carla Costa, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves. 

A instalação do posto foi adjudicada à Iberdrola que, no âmbito deste concurso internacional lançado no final de 2020, venceu também a instalação de mais dois PCUR em Beja e Bragança. Caberá ainda à Iberdrola a sua exploração até 31 de dezembro de 2031.

Os postos de carregamento com esta potência de 150 kW permitem carregar 100 quilómetros em cerca de cinco minutos, dependendo das características do veículo.