Migalhas de pão

Data 20-04-2022
MOBI.Data: O portal interativo que disponibiliza toda a informação sobre a rede Mobi.E em tempo real

De modo a transmitir um maior conhecimento e maior familiaridade com a utilização da sua rede pública de carregamento de veículos elétricos, a MOBI.E acaba de lançar um portal de dados interativos. Através do MOBI.Data, todos os interessados podem explorar a mobilidade elétrica e a rede de carregamento, de uma forma fácil e intuitiva, ajudando a satisfazer a curiosidade de cada um. 

No lançamento oficial do MOBI.Data, que se realizou nas instalações da MOBI.E, em Lisboa, marcaram presença o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.




Para uma melhor sensibilização da mobilidade elétrica em Portugal, a MOBI.E desenvolveu esta plataforma, que permite consultar o fornecimento de dados sobre a rede, o impacto que a mesma tem no meio ambiente, a evolução histórica e também algumas curiosidades. 
Os dados encontram-se agregados em quatro grandes áreas: 

Disponibilidade: Em tempo real, passa a ser  possível consultar o estado da rede: o número de postos e tomadas, agregada ou por município. Permite conhecer, em cada momento, à distância de um clique, qual a disponibilidade da rede concelho a concelho. Utilizando os filtros, poderá, de uma forma rápida e simples, saber o que está a acontecer na rede Mobi.E num determinado concelho, quantos postos e tomadas existem, quantos estão livres, em uso, etc.; 

Sustentabilidade: Permite conhecer o impacto da rede Mobi.E no meio ambiente. Com retropesquisa desde 1 de janeio de 2019, são fornecidos dados sobre as toneladas de CO2 por mês e os principais indicadores, como os litros de gasóleo não consumidos, o número de casas em Portugal que consomem a mesma energia elétrica por ano, quantas árvores são necessárias para eliminar o CO2 num ano ou o número de habitantes que produzem as mesmas toneladas de CO2 por ano;

Mobilidade: Possibilita explorar com maior profundidade a evolução histórica da rede Mobi.E em termos de carregamentos, energia consumida, número de utilizadores e  de postos e tomadas e comparar estes indicadores com períodos homólogos;

Curiosidade: Para quem quer saber ainda mais, esta secção apresenta dados, como a densidade populacional por tomadas por município, postos adicionados à rede, média das tomadas disponíveis e em uso por hora do dia, média de carregamentos por utilizador, média dos consumos por carregamento ou média dos tempos de carregamento.  

O portal encontra-se como um dos separadores do site oficial da MOBI.E e pode ser acedido aqui: https://www.mobie.pt/mobidata/data.