Municípios

Os Municípios são fundamentais no processo da transição energética, uma vez que são gestores do território e dinamizadores das políticas de sustentabilidade.

O ritmo de instalação das infraestruturas de carregamento dos carros elétricos depende da definição de:

  • Regulamentos harmonizados para autorização da instalação de postos de carregamento de acesso público;
  • Procedimentos céleres e desburocratizados para o licenciamento da ocupação do espaço público, destinado ao carregamento de viaturas elétricas;
  • Taxas de licenciamento adequadas ao momento inicial do mercado da mobilidade elétrica, assim como dinamizadoras do seu crescimento e promotoras da concorrência entre Operadores de Pontos de Carregamento.

Alguns exemplos de regulamentos municipais para autorização da instalação de postos de carregamento:


Responsive Image

Guia para Municípios

Para facilitar a transição para a mobilidade elétrica, a MOBI.E criou o 'Guia para Municípios'.

As boas práticas a adoptar na distribuição geográfica e do estacionamento:

  • Os postos de potência mais elevada (rápidos e ultrarrápidos) são importantes nas vias de maior circulação;
  • Os postos semirrápidos (22 kW) devem ser instalados em infraestruturas públicas como mercados, bibliotecas, pavilhões, piscinas e/ou comércio local;
  • Os postos de menor potência (<22kW) são ideais em zonas residenciais, onde o carregamento ocorre tipicamente durante a noite, por períodos mais longos;
  • Os Hubs, que apresentam diferentes tipologias de carregamento, são importantes em zonas de serviços comerciais e áreas industriais, com bons acessos interurbanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o intuito de promover e facilitar a transição para a mobilidade elétrica, a Mobi.E apresenta o Guia para Munícipios.

Como ser MOBI.Charger?

Passo 1

Instalar um posto validado para a rede Mobi.E. Consulte fabricantes e modelos validados aqui. Pode também contactar um Operador de Pontos de Carregamento para instalar o posto.

Passo 2

Aderir à rede Mobi.E se DPC (veja aqui Contrato de Adesão e faça download). No caso de contratar um OPC, ele tratará do processo.

Passo 3

Com a adesão, receberá automaticamente o selo “MOBI.Charger” e o seu posto passará a estar identificado no site da MOBI.E figurando na listagem de Mobi.Chargers e no mapa da rede