Migalhas de pão

Projeto IDACS

O PSA (Programme Support Action) IDACS foi criado pela Comissão Europeia para apoiar os Estados-membros na criação de um processo de gestão e recolha de dados relacionados com os combustíveis alternativos e disponibilizar esses mesmos dados através dos Pontos de Acesso Nacionais (NAPs) e, ao mesmo tempo, desenvolver um mecanismo de coordenação eficaz para toda a União Europeia na atribuição de códigos de identificação únicos para os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Este PSA tem uma duração de três anos e meio (2019-2022) e o consórcio é composto por 15 Estados-membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Eslovénia e Espanha.

O consórcio definiu um formato próprio, para os IDs usados na mobilidade elétrica ao nível dos OPC, CEME, pontos de carregamentos e contratos. Cada um dos membros do consórcio deve garantir a gestão coordenada destes IDs, através do estabelecimento de uma Organização de Registos (IDRO - Registration Organization) nacional responsável pela emissão e controlo destes IDs em cada um dos Estados-membros participantes. Adicionalmente, será criado um Repositório de Registos (IDRR - Registration Repository) composto por toda a informação acerca dos IDROs nacionais de cada um dos Estados-membros.

O consórcio é igualmente responsável pela recolha e disponibilização dos dados de toda a infraestrutura de combustíveis alternativos, designadamente os postos de carregamentos e as estações de hidrogénio.

Relativamente à mobilidade elétrica, será a MOBI.E, como parte integrante do consórcio português, a entidade responsável por realizar os objetivos do projeto.


Publicador de Conteúdo

IDACS - Projeto